Psiquiatria Infantil

PSIQUIATRA-INFANTIL-1.jpg

A Psiquiatria Infantil

A psiquiatria da infância e adolescência é uma subespecialidade dentro da psiquiatria com características muito particulares, quando o especialista realiza a avaliação da criança ou do adolescente, ele deve sempre considerar a faixa etária e o momento do processo de desenvolvimento que o paciente se encontra.

 

Portanto cabe ao psiquiatra da infância ter o conhecimento sobre os domínios do desenvolvimento (físico, cognitivo, afetivo e psicossocial) esperados para cada faixa etária para que ele seja capaz de identificar quando alterações em diferentes aspectos do desenvolvimento estiverem presentes. Um exemplo disso é a capacidade de entender o medo em diferentes idades.

O desenvolvimento da criança e do adolescente é influenciado por diversos fatores como: biológicos, genéticos, ambientais e psicossociais.

 

Sendo assim, é fundamental que o psiquiatra seja capaz de avaliar o contexto familiar, social e escolar que o paciente está inserido bem como a capacidade de adaptação diante desse contexto, deve-se observar e compreender as reações às pressões vivenciadas pela criança ou adolescente. 

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
botão-whatsapp-do-prime-gourmet.png