Buscar
  • Rafael Takamura

Como manter a saúde mental em tempos de Coronavírus?

Lidar com as emoções e colocar o corpo em movimento é importante para te manter em equilíbrio!

Desde o início de 2020 fomos surpreendidos com a chegada do Coronavírus, desde então, temos lidado com um turbilhão de sensações e sentimentos, que inclui o medo de adoecer, ver algum ente querido adoecer, preocupações ao sair de casa, a frustração de cancelar compromissos e a incerteza de quando tudo isso vai passar.


Mas não se sinta sozinho com esses sentimentos! Diante de tantos desafios, a cabeça realmente entra em outra frequência, e isso está acontecendo com todo mundo. Viver em tempos de pandemia é também um desafio mental. Por isso, os cuidados que devemos tomar não podem ser somente com o corpo mas também com a mente!



Entenda o mecanismo mental


Segundo Maria Dilma Alves, Psiquiatra e Coordenadora Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, relatou que os sintomas ansiosos estão presentes em diversos momentos da nossa vida, mas é quando eles se tornam desproporcionais em duração e intensidade que devemos encarar como um problema.


Sendo assim, podemos encarar isso como um mecanismo de defesa do nosso corpo diante de alguma situação desafiadora. E nada mais desafiador que lidar com "caos generalizado" que um inimigo invisível pode causar, como é o caso do COVID-19.


Diversos são os gatilhos que desencadeiam o estresse e os sintomas ansiosos ou depressivos. Estamos falando de uma realidade que ninguém esperava viver. E não se trata apenas da adaptação do trabalho para dentro de casa ou ajuste na forma de se viver e trabalhar com mascaras. Foi a nossa vida social a maior prejudicada.


Nunca a tecnologia foi tão requisitada como agora. Para driblar a saudade dos amigos e familiares, iniciamos o trabalho remoto e chamadas de vídeo. Para qualquer atividade que demande uma saída de casa, foram adquiridos alguns cuidados.


Mas para lidar com tudo isso ao mesmo tempo, alguns hábitos podem ajudar a conservar a mente e corpo são. Manter a rotina de casa, do trabalho e de lazer organizada, ter o hábito de conversar com os amigos e familiares por vídeo, cuidar do sono e manter uma alimentação adequada e saudável são partes das recomendações que vão ajudar a preservar a sua saúde mental.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
botão-whatsapp-do-prime-gourmet.png